Segunda Licenciatura emLetras

Reconhecido pela Portaria nº 484, de 31/05/17 - D.O.U de 01/06/17 - Curso conceituado com nota 4 na avaliação do MEC Quero me inscrever
Por que fazer? O que vou aprender? Metodologia do Curso Coordenação Como me inscrevo?
Duração do curso:

1 ano

Área de atuação: saiba mais

Por que fazer Letras?

A segunda licenciatura em Letras é uma ótima oportunidade para adquirir uma formação ampla em um curto espaço de tempo. Com uma matriz curricular atualizada, proporciona os conhecimentos teóricos e práticos para o exercício da docência da Língua Portuguesa e da Literatura, além de estimular a aquisição da oralidade, escrita e compreensão – recursos imprescindíveis para uma formação completa nas mais diversas áreas do conhecimento.

Tenho interesse

Resoluções

O que eu vou aprender nesse curso?

  • Módulo 1

    Língua Portuguesa - Semântica

    Língua Portuguesa - Estilística

    Estágio Supervisionado em Letras I - Ensino Fundamental

    Metodologia para o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura - Ensino Fundamental

  • Módulo 2

    Língua Portuguesa - Fonética

    Língua Portuguesa - Sintaxe

    Estágio Supervisionado em Letras II - Ensino Médio

    Metodologia para o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura - Ensino Médio

  • Módulo 3

    Literatura Brasileira II

    Língua Portuguesa - Morfologia

    Estágio Supervisionado III - Gestão Escolar

    Educação Inclusiva e Libras

  • Módulo 4

    Teoria Literária

    Literatura Brasileira I

    Estágio Supervisionado IV - Supervisão Escolar

    Linguística Estrutural e Gerativa

Resumo e Objetivo do Curso

Formar profissionais que possuam o domínio das normas da língua portuguesa e das teorias linguísticas e literárias, que fazem parte da realidade social e cultural do país. Um profissional competente, capaz de exercitar a compreensão crítica acerca da linguagem, seja ela verbal ou não verbal. Dessa forma, a linguagem passa a ser compreendida como um componente fundamental nas relações sociais que acompanham a realidade mais ampla da vida do educando.

Perfil e Diferenciais do Curso

O egresso do curso de Letras deverá mostrar-se capaz de atuar nos mais variados segmentos da educação básica, bem como em outros campos que compõem o seu universo de atuação profissional. Como professor, adquirir a capacidade de desenvolvimento de uma prática didático-pedagógica crítica, que incentiva a curiosidade pela leitura e a escrita, desenvolvendo os instrumentos necessários para a análise e a interpretação de contextos interculturais por parte do educando. Além de uma reflexão que seja analítica e crítica sobre a linguagem, tendo ela como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico.

Mercado Futuro

O curso de Letras habilita o egresso a atuar em todas as áreas onde o conhecimento da língua portuguesa necessita de um profissional específico da área. Além de professor, pesquisador, crítico literário, revisor de textos, roteirista, secretário, assessor cultural, entre outras atividades. Em especial, poderá dedicar-se ao magistério da educação básica na rede pública ou privada de ensino. O exercício da docência pode vir acompanhado de outras atividades, tais como: a formulação, análise e desenvolvimento de projetos educativos coordenados pelo poder público ou entidades não governamentais.

Metodologia do Curso

  • O ano letivo é dividido em 4 módulos, com duração de 10 semanas cada;
  • O acadêmico dispõe de disciplinas por módulo, conforme a matriz curricular;
  • As provas presenciais obrigatórias são realizadas uma vez a cada 5 semanas;
  • Cada módulo oferece ao acadêmico atividades especiais, como a Semana de Conhecimentos Gerais e a Atividade do Projeto Estruturado.
Saiba como Funciona

Coordenação do Curso

Heiji Tanaka

  • Graduado em História pela Universidade Estadual de Londrina (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2001).
  • Atualmente é professor da Universidade Paranaense e coordenador dos cursos do Núcleo de Educação (Filosofia, História, Letras e Pedagogia) na modalidade EAD.
  • Ampla experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea e História do Brasil, atuando principalmente nos temas: Brasil República, Século XX, Desenvolvimento Econômico, Indústria Cultural e Teoria Política.

Heiji Tanaka

E como me inscrevo?

Inscreva-se agora!

Quer saber porque a Unipar EAD é a melhor opção?

Oferecemos a flexibilidade que você precisa para se conectar com o seu futuro.

  • Faça seus horários de estudo;
  • Acesse os conteúdos do seu curso 24 horas por dia;
  • Acompanhe os encontros ao vivo uma vez por semana;
  • Tenha o apoio de tutores especializados;
  • Somos nota máxima na avaliação do INEP/MEC.
Conheça a EAD Unipar
Acessar AVA
Esqueceu sua senha?