Pós-Graduação a DistânciaMetodologia do Ensino das Artes

Resolução CES/CNE 01/2018 de 06/04/2018, DOU de 09/04/2018 Quero me inscrever
Por que fazer? O que vou aprender? Metodologia do Curso Coordenação Como me inscrevo?
Duração mínima:

1 ano

Investimento:

20x de R$ 189,00

Área de Atuação: saiba mais

Por que fazer Metodologia do Ensino das Artes?

O ensino das Artes como componente curricular da Educação Básica tem a preocupação de inserir as crianças e os jovens em um universo mais amplo que permita o conhecimento e o reconhecimento de novas linguagens e meios de expressão que devem ir além das palavras e dos números. Esse universo pode ser representado pela pintura, escultura, música, dança e o teatro. Como analisar e abordar esses meios de expressão se constitui na essência da percepção e compreensão que podemos alcançar sobre eles.

Tenho interesse

O que eu vou aprender nesse curso?

• Núcleo Comum

Fundamentos Psicopedagógicos da Aprendizagem

Políticas Públicas para a Educação

Fundamentos Histórico-Sociais da Educação Brasileira

Educação e Novas Tecnologias para o Ensino

Metodologia da Pesquisa Científica

• Núcleo Específico

História, Estética e o Ensino da Arte

Arte Musical: a música e suas manifestações na cultura brasileira

Teatro: Expressão, performance e linguagem corporal

Dança: a dança como linguagem corporal

Artes Plásticas: leitura e releitura das obras de arte nas diversas instâncias sociais

• Atividade de Prática Orientada - APO

Objetivos do Curso

O curso tem como objetivos:

• Reconhecer a importância da manifestação artística na vida social e individual das pessoas;
  • Aperfeiçoar e aprofundar os conhecimentos e os procedimentos metodológicos para o ensino das Artes na Educação Básica;
  • Compreender as possibilidades contidas na expressão artística como fontes para a imaginação e reflexão sobre a construção da cidadania;
  • Ampliar as experiências sobre a comunicação entre as pessoas por meio da manifestação artística.

Mercado Futuro

Tem sido grande a necessidade de professores de Arte na educação básica – tanto na rede privada como na rede pública. Além disso, o professor pode atuar em diversos órgãos públicos voltados para a promoção das Artes para a comunidade mais ampla.

A quem se destina o curso

Professores da educação básica e egressos dos cursos de licenciatura em Arte e áreas afins.

Metodologia do Curso

• A pós-graduação é dividida em 2 núcleos - comum e específico - com 5 disciplinas cada, mais uma Atividade de Prática Orientada (APO);
  • O acadêmico dispõe de materiais e atividades on-line em cada disciplina;
  • A Atividade de Prática Orientada (APO) visa o desenvolvimento de habilidades profissionais;
  • O acadêmico deverá ir presencialmente ao polo de apoio apenas para realizar a prova presencial obrigatória.
Saiba como Funciona

Coordenação do Curso

Heiji Tanaka

• Graduado em História pela Universidade Estadual de Londrina (1998) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2001).
  • Atualmente é professor da Universidade Paranaense e coordenador dos cursos do Núcleo de Educação (Filosofia, História, Letras e Pedagogia) na modalidade EAD.
  • Ampla experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea e História do Brasil, atuando principalmente nos temas: Brasil República, Século XX, Desenvolvimento Econômico, Indústria Cultural e Teoria Política.

Heiji Tanaka

E como me inscrevo?

Inscreva-se agora!

Quer saber porque a Unipar EAD é a melhor opção?

Oferecemos a flexibilidade que você precisa para se conectar com o seu futuro.

• Faça seus horários de estudo;
  • Acesse os conteúdos do seu curso 24 horas por dia;
  • Materiais didáticos elaborados por docentes titulados;
  • Tenha o apoio de tutores especializados.
Conheça a EAD Unipar
Acessar AVA