Conheça aEAD Unipar

Uma Universidade conectada com o seu futuro

Acreditamos no ensino aliado ao seu tempo e à sua comodidade, conectando os seus sonhos ao futuro. Com 45 anos de tradição, somos uma Universidade que acredita no conhecimento, na Educação a Distância e na capacidade que ela tem de transformar o mundo.

Nossa Trajetória

década de1970

Criação da Mantenedora e oferta dos cursos de licenciatura

Tudo começou no início da década de 70, com a criação da Associação Paranaense de Ensino e Cultura - APEC, que fez nascer em Umuarama uma faculdade com objetivos bem traçados: oferecer cursos de graduação e, ao mesmo tempo, desenvolver projetos que colaborassem efetivamente para impulsionar ainda mais o desenvolvimento do Estado do Paraná.

Nessa época, a região vivia uma de suas melhores fases econômicas, mas enfrentava um sério problema na área educacional: os professores da rede pública eram, em sua maioria, leigos. Desta forma, a cidade de Umuarama foi contemplada com os Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática, Estudos Sociais e Letras.

década de1980

Cursos em diversas áreas e início da oferta de pós-graduação

A partir de 1980, para possibilitar a profissionalização em outras áreas, fez-se necessário que a APEC aumentasse o seu leque de cursos. Novas opções surgiram: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito e, logo depois, cursos na área de saúde, sendo Psicologia e Farmácia os primeiros.

A década de 80 foi marcada pela concentração de esforços maiores na construção do saber científico e do aprimoramento das ações desenvolvidas em benefício da comunidade. Surgiram os projetos de pesquisa e de extensão e cursos de pós-graduação (em nível de especialização).

década de1990

Surge a Unipar - Implantação de diversos campi no paraná

A passos largos, mas bem planejados, novos investimentos foram se incorporando, tornando a Instituição cada vez mais respeitada. Melhor ainda foi a década de 90, época em que as Faculdades Integradas da APEC foram reconhecidas como Universidade Paranaense - UNIPAR, através da Portaria MEC n.º l.580 de 09/11/93, com caráter multicampi.

Foi também o momento em que as fronteiras da Instituição começaram a se expandir, com a implantação de Unidades Campi em cidades polo do Paraná.

ano de2005

Implantação da Educação a Distância da Unipar

Em 2005, deu-se início ao processo de credenciamento da UNIPAR para a oferta de Cursos Superiores na Modalidade de Educação a Distância. Iniciou-se também a preparação e investimento em infraestrutura para atender os requisitos necessários à modalidade de Educação a Distância.

O planejamento inicial constituiu a oferta dos cursos de Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Hotelaria e Tecnologia em Marketing.

agosto de2007

Credenciamento da EAD Unipar no Ministério da Educação (MEC)

Em 27 de agosto de 2007, a UNIPAR foi credenciada pelo Ministério da Educação, através da Portaria n.º 812, de 24/08/2007, para ofertar cursos nesta modalidade em suas 07 (sete) Unidades Universitárias.

Os cursos de Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Comércio Exterior, Tecnologia em Hotelaria e Tecnologia em Marketing foram os primeiros lançados nesta modalidade.

ano de2008

Criação e Oferta de Novos Cursos na modalidade de Educação a Distância

A UNIPAR, atenta a este novo cenário, passa a oferecer outros cursos nesta modalidade de Educação a Distância como uma opção dinâmica e acessível, estimulando o processo de autoaprendizagem.

Assim, em 2008, foi ofertado o curso de Licenciatura em História e, posteriormente em 2008, foi ofertado o curso de Licenciatura em Filosofia.

ano de2013

Remodelagem Pedagógica da Educação a Distância Unipar

O ano de 2013 foi um ano de intenso trabalho: com tradição no ensino superior e a constante preocupação com a excelência no ensino, a UNIPAR iniciou em dezembro de 2012 sua reestruturação pedagógica, e o lançamento da nova metodologia da EAD Unipar ocorreu em novembro de 2013.

As atividades letivas com o novo modelo pedagógico iniciaram em fevereiro de 2014.

ano de2014

Expansão da EAD Unipar nos estados do sul, sudeste e centro-oeste do país

A partir de 2014, através da expansão de polos de apoio presencial para a oferta de cursos e/ou programas na modalidade de educação a distância, a UNIPAR iniciou o projeto de ampliação de seu raio de atuação em outras regiões do ESTADO e do PAÍS que apresentarem demanda, em busca do objetivo principal que é contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural da população.

Hoje em dia, a UNIPAR EAD está presente em 8 estados brasileiros, possuindo mais de 30 polos de apoio presencial, além das suas 7 unidades próprias no Paraná.

ano de2015

Início da oferta da especialização (pós) EAD e de cursos de Extensão On-line gratuitos

Em 2015, acompanhando o crescente interesse pela Educação a Distância no mercado educacional, a Unipar EAD promove o lançamento de 03 cursos de Pós-Graduação lato sensu, em nível de especialização EAD: Gestão de Agronegócios, Docência e Gestão do Ensino Superior e Gestão de Vendas e Marketing.

Iniciou-se a oferta de cursos de Extensão On-line totalmente gratuitos. Nos cursos de Graduação EAD, iniciou-se também a oferta de 04 novos cursos: Ciências Contábeis, Logística, Processos Gerenciais e Gestão Pública.

ano de2016

Oferta de novos cursos de Pós-Graduação EAD e credenciamento de novos polos

Em 2016, foram lançadas 22 novas opções de cursos Pós-Graduação lato sensu, em nível de especialização EAD (totalizando 25 opções) distribuídos nas seguintes áreas: Educação, Gestão e Negócios, Saúde e Desportivo e Meio Ambiente.

Foram credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) 15 novos polos de apoio presencial em regime de parceria.

ano de2017

Oferta do programa de iniciação científica (PIC/EAD), expansão de polos e novos cursos

No primeiro semestre de 2017, foram lançados 05 novos cursos de Graduação EAD: Matemática, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, Sistemas para Internet e Sistemas de Informação, além do início da oferta dos projetos de pesquisa através do PIC/EAD – Programa de Iniciação Científica.

Durante o segundo semestre de 2017, foram lançados 07 novos cursos de Graduação EAD: Educação Física, Comércio Exterior, Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade, Gestão Hospitalar, Secretariado e Engenharia da Produção, além do credenciamento de 23 novos polos de apoio presencial parceiros.

ano de2018

Nota Máxima no Recredenciamento EAD do Ministério da Educação (MEC)

A UNIPAR EAD conquistou o nível máximo de qualidade no processo de recredenciamento do Ministério da Educação (MEC). A avaliação permitiu constatar que a IES apresenta condições ótimas para a oferta de Educação Superior na modalidade EaD, o que se evidencia pelo conceito final faixa: 5,0.

A UNIPAR EAD também investiu no lançamento dos cursos de 2ª Licenciatura EAD (História, Letras e Filosofia), ofertados a partir do início do Ano Letivo de 2019.

Diferenciais Tecnológicos e Educacionais

Palavra do Reitor

Diante dos novos desafios trazidos pelo mundo contemporâneo e o surgimento de um novo paradigma educacional frente às Tecnologias de Informação e Comunicação disponíveis, que favorecem a construção do conhecimento, a revolução educacional está entre os mais pungentes, levando as universidades a assumirem a sua missão como instituição formadora, com competência e comprometimento, optando por uma gestão mais aberta e flexível, democratizando o conhecimento científico e tecnológico através da Educação a Distância.

Assim, a Universidade Paranaense - UNIPAR atenta a este cenário e buscando formar profissionais cada vez mais preparados, autônomos, criativos, responsáveis, críticos e comprometidos com a formação de uma sociedade mais democrática, oferece o ensino a distância como uma opção dinâmica e acessível, estimulando o processo de autoaprendizagem.

Seja bem-vindo(a) ao Programa de Educação a Distância da UNIPAR!

Carlos Eduardo GarciaReitor
Carlos Eduardo Garcia - Reitor da Unipar

Palavra da Diretora

Em um mundo de constante mudanças, a globalização e o envolvimento das organizações e das pessoas nos impulsiona a pensar em novas possibilidades para o desenvolvimento humano e para as relações sociais. Seguindo este pensamento e também a busca por uma melhor condição de vida, faz-se necessário repensar o papel da educação.

A Educação a Distância da UNIPAR tem inúmeras vantagens, principalmente àqueles que anseiam por um diploma de curso superior ou um certificado de educação continuada e têm dificuldades em frequentar semanalmente os bancos escolares dos cursos presenciais. A UNIPAR EAD irá proporcionar a você novas oportunidades de qualificação para se destacar no mercado de trabalho, pois dispomos de uma equipe de profissionais multidisciplinares totalmente integrados que se preocupa com a construção do seu conhecimento, independente da distância geográfica que você se encontra.

Seja bem-vindo à Educação a Distância da UNIPAR!

Ana Cristina de Oliveira Cirino CodatoDiretora Executiva de Gestão da Educação a Distância Unipar
Ana Cristina de Oliveira Cirino Codato - Diretora Executiva de Gestão da Educação a Distância Unipar

Graduação

28 opções

Cursos com a mais alta qualidade de ensino e materiais desenvolvidos por professores conceituados.

Veja todos os cursos

Pós-Graduação

25 opções

Cursos com a mais alta qualidade de ensino e materiais desenvolvidos por professores conceituados.

Veja todos os cursos
Acessar AVA
Esqueceu sua senha?
Google for Education

A UNIPAR e a Google firmaram um termo de cooperação que possibilitará a alunos, ex-alunos, docentes e colaboradores técnicos e administrativos da Universidade a utilização dos recursos que compõem a ferramenta G-Suite for Education. Tais recursos incluem o uso ilimitado dos serviços de e-mail, com controle de spam, calendário, contato, comunicação digital, armazenamento e compartilhamento de documentos.

Para os membros da comunidade universitária, a cooperação possibilitará armazenamento ilimitado de dados na nuvem e acesso e administração do e-mail UNIPAR por mecanismos iguais ao Gmail, customizados para o ambiente da Universidade.