DúvidasFrequentes

Dúvidas mais frequentes dos candidatos e acadêmicos
  • O que é Educação a Distância (EAD) ?
    Conforme determina o Decreto n.º 9.057/2017, a Educação a Distância (EAD) caracteriza-se como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

    Na UNIPAR, as atividades pedagógicas dos cursos ofertados na modalidade de educação a distância acontecem, principalmente, por meio da internet, mediante a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no qual é possível ter acesso aos vídeos conceituais e encontros transmitidos ao vivo, realizar momentos virtuais, participar de fóruns e chats, enviar mensagens, desenvolver atividades de caráter colaborativo, contatar o tutor mediador, solicitar serviços acadêmico-administrativos, entre outros.
  • Qual a legislação que regulamenta a Educação a Distância no Brasil?
    A Educação a Distância – EAD no Brasil é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB n.º 9394/96; pelo Decreto n.º 9.057/2017 e pela Portaria Normativa n.º 11, de 20/06/2017, publicada no DOU de 21/06/2017.
  • A UNIPAR é credenciada pelo MEC para ofertar a EAD?
    Sim, a UNIPAR foi credenciada pelo Ministério da Educação - MEC para ofertar cursos e/ou programas na modalidade de Educação a Distância - EAD através da Portaria MEC n.º 812/2007.
  • Que perfil o aluno da EAD precisa ter?
    O aluno de EAD precisa ser proativo, organizado, disciplinado, autônomo, gestor de seu tempo, saber ler com foco e conseguir se autogerenciar. Por possuir este perfil, o profissional formado em cursos a distância tem grandes chances de surpreender no mercado de trabalho, por ser visto pelas empresas como alguém com disciplina e responsabilidade.
  • Tenho que pagar alguma taxa para fazer o vestibular?
    Não. A UNIPAR EAD não cobra taxa de inscrição para os processos seletivos tanto de graduação quanto de pós-graduação.
  • O que acontece se eu não for aprovado no vestibular?
    Caso o candidato não for aprovado, o mesmo poderá realiza o processo seletivo/vestibular novamente, e/ou agendar para outro dia.
  • Qual o valor da taxa de matrícula?
    A taxa de matrícula corresponde a primeira mensalidade do seu curso.
  • Já tenho graduação, consigo aproveitar disciplina? Como funciona?
    O aproveitamento de disciplinas se dá quando o aluno já cursou uma graduação anteriormente e há disciplinas comuns, podendo assim dispensar disciplina.

    Para solicitar, basta acessar o aluno online > serviços > solicitação de serviços > solicitação de Aproveitamento de Estudos (Análise Curricular) (Pré-pago).

    Importante que o aluno entregue a documentação necessária na secretaria do seu polo de apoio presencial, para que o aproveitamento de estudos seja executado.
  • O diploma da EAD tem a mesma validade que do ensino presencial?
    Sim, os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional.

    De acordo com o Ministério da Educação (MEC), todo diploma de nível superior tem a mesma validade, independentemente de o curso ser ofertado na modalidade presencial ou a distância (EAD). Ou seja, o diploma de um curso de graduação EAD é valido assim como de um curso presencial e pode ser usado para a conquista de um emprego que exija nível superior, prestação de concurso público ou iniciar uma pós-graduação.

    Os diplomas têm igual validade pois o MEC utiliza rigorosos critérios para avaliar instituições de ensino e cursos de nível superior. Para continuar ofertando uma graduação, tanto presencial como a distância, a instituição precisa ter uma boa avaliação no MEC nos seguintes indicadores: Conceito Preliminar do Curso (CPC), Conceito de Curso (CC) e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

    No Conceito Preliminar de Curso, o Ministério da Educação avalia o quadro de professores, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos do curso. No Conceito de Curso, o MEC realiza uma avaliação presencial, com foco para a área pedagógica, docente, infraestrutura e atendimento aos requisitos legais e normativos. Por fim, o ENADE é uma avaliação realizada por estudantes do ensino superior, que serve para indicar o rendimento acadêmico em relação às habilidades e competências necessárias para exercer a profissão. Todos os indicadores servem para que o MEC identifique a qualidade mínima esperada de um curso e reconheça caso seja bem avaliado.

    Contudo, um curso de graduação a distância (EAD) tem o mesmo diploma de um curso presencial, pois passa pelos mesmos critérios de avaliação do Ministério da Educação (MEC) para ser reconhecido. Assim, não importa em qual modalidade de ensino o estudante opte cursar, o que vale é o reconhecimento do curso e da instituição que o oferta.
  • Como funciona o estágio obrigatório?
    Obrigatório apenas aos cursos de Bacharelado e Licenciatura, as instruções são disponibilizadas na disciplina de estágio, contemplando informações impressas e vídeo aulas gravadas.
  • Como é o processo de ensino-aprendizagem da EAD da Unipar?
    Os cursos e/ou programas da UNIPAR ofertados na modalidade de educação a distância são compostos de atividades de autoestudo, atividades de tutoria e atividades presenciais obrigatórias, os quais individualmente e no conjunto são planejados e organizados de forma a garantir a interatividade e o alcance dos objetivos pedagógicos estabelecidos em seus respectivos projetos. As atividades de autoestudo, de caráter individual, compreendem o cumprimento das atividades propostas pelo professor e pelo tutor mediador, a partir de métodos e práticas de ensino-aprendizagem que incorporem a mediação de recursos didáticos organizados em diferentes suportes de informação e comunicação.

    Os Materiais Didáticos têm como autores docentes titulados de acordo com o projeto pedagógico do curso e o plano de ensino da disciplina. O Material Didático é composto pelo: Guia Didático; Vídeos conceituais gravados; Encontros ao vivo (transmitidos via internet); Materiais Complementares; e MID – Mídias Interativas Digitais. A principal função do material didático é mediatizar o processo de ensino-aprendizagem, passando a ser utilizado como interlocutor entre o professor e o aluno. O material didático dos cursos e/ou programas da UNIPAR é elaborado por uma Equipe Multiprofissional.

    As atividades de tutoria, também de caráter individual, compreendem atividades de comunicação pessoal entre o aluno e o tutor que está apto a contribuir para o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem e para o acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico.

    De acordo com o Decreto n.º 9.057, de 25/05/2017, publicado no DOU de 26/05/2017, as atividades presenciais, de âmbito coletivo para toda a turma, destinam-se obrigatoriamente à realização das avaliações oficiais, estágios obrigatórios (quando previstos na legislação pertinente), defesas de trabalhos de conclusão de curso (quando previstos na legislação pertinente) e atividades práticas profissionais e de laboratório (quando previstas nas Diretrizes Curriculares do Curso).

    Os cursos contemplam aulas expositivas (gravadas e transmitidas ao vivo semanalmente pela internet) e dialogadas (via chat).

    As disciplinas com necessidade de práticas profissionais ou de laboratório, quando previstas nas diretrizes curriculares do curso, são desenvolvidas presencialmente na Sede da UNIPAR, nos polos de apoio presencial ou em ambientes profissionais conveniados. Ou ainda, podem ser desenvolvidas em laboratórios virtuais.
  • Tem alguém que vai me ajudar nos estudos?
    Sim, com atendimento individualizado diretamente com nossos Tutores.
  • Como são os materiais didáticos? Vocês mandam por email? Consigo imprimir?
    São compostos por cinco elementos, todos on-line, sendo eles: Guia Didático; Vídeos Conceituais Gravados; Encontros ao vivo (transmitidos via internet); Materiais Complementares; e MID – Mídias Interativas Digitais.
    Todos são disponibilizados na plataforma AVA, não são enviados por e-mail, sendo possível o acadêmico imprimir o Guia Didático, os Materiais Complementares e as MIDs (quando em formato PDF).
  • Como funcionam as aulas?
    As aulas, vídeos conceituais e encontros ao vivo serão ministrados em estúdios por docentes altamente qualificados, podendo ser assistidas nos diversos Polos de Apoio Presencial da UNIPAR ou de onde o aluno quiser, desde que tenha acesso à internet.

    Os vídeos conceituais são aqueles em que o professor formador irá abordar de forma teórica os conteúdos do Guia Didático da disciplina.

    Os encontros ao vivo são transmitidos 01 (uma) vez por semana; são interativos, via chat, com a mediação do tutor, proporcionando a comunicação em tempo real entre o professor e os alunos; e, posteriormente, são disponibilizados por demanda ao aluno que pode assisti-los no momento que quiser e quantas vezes achar necessário.
  • Tenho que ir para a universidade algum dia?
    Sim, a cada 5 semanas para realização da Prova Presencial Obrigatória. Para os cursos que demandam atividades de estágio curricular, defesas de trabalho de conclusão de curso e/ou atividades de práticas profissionais e de laboratórios, os encontros presenciais obrigatórios ocorrerão conforme o cronograma da disciplina e o calendário acadêmico.
  • Onde faço a prova presencial?
    No seu Polo de Apoio Presencial.
  • Como renovo minha matrícula?
    O ano corresponde a quatro módulos, nos quais ao início de cada módulo é necessário realizar a renovação de matrícula, basta acessar o AVA > serviços > matrícula > visualizar boleto.
  • Qual o prazo de solicitação de prova substitutiva? Onde solicito?
    É permitido ao aluno solicitar a realização de uma prova substitutiva por disciplina, com a finalidade de substituir a menor nota precedente.
    Os prazos de solicitações das provas substitutivas ficam disponíveis na agenda de cada disciplina ofertada.

    Para solicitar basta acessar Aluno Online > Serviços > Solicitação de Serviços > Solicitação de Prova Substitutiva.
    É importante confirmar o serviço até que o boleto seja gerado.

    As provas substitutivas acontecem na 6ª semana do módulo subsequente ao que a(s) disciplina(s) foi(ram) cursada(s).
  • Como faço para solicitar os boletos das mensalidades?
    Todos os boletos ficam disponíveis no AVA > aluno online > financeiro > extrato financeiro.
  • Como faço para solicitar aproveitamento de disciplinas?
    O aproveitamento de disciplinas se dá quando o aluno já cursou uma graduação anteriormente e há disciplinas comuns, podendo assim dispensar disciplina.

    Para solicitar, basta acessar o aluno online > serviços > solicitação de serviços > solicitação de Aproveitamento de Estudos (Análise Curricular) (Pré-pago).

    Importante que o aluno entregue a documentação necessária na secretaria do seu polo de apoio presencial, para que o aproveitamento de estudos seja executado.
  • Como solicito minha carteirinha de estudante?
    Aluno online > serviços > solicitação de serviços > carteira de estudante.
  • Como faço para emitir minha declaração de matrícula?
    Aluno online > serviços > solicitação de serviços > declaração de matrícula.
  • Como faço para colar grau?
    O aluno precisa solicitar no AVA o PEDIDO DE CONCESSÃO DE GRAU.

    A participação na solenidade de Colação de Grau é autorizada apenas aos alunos que tenham concluído, com aproveitamento, todas as atividades curriculares obrigatórias do seu curso. A colação de grau é obrigatória para a emissão e registro do diploma.

Graduação

25 opções

Cursos com a mais alta qualidade de ensino e materiais desenvolvidos por professores conceituados.

Veja todos os cursos

Pós-Graduação

25 opções

Cursos com a mais alta qualidade de ensino e materiais desenvolvidos por professores conceituados.

Veja todos os cursos
Acessar AVA
Esqueceu sua senha?